quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Brasil - Principais Portos


Estados Unidos da América (EUA) - Divisão política

Nome oficialEstados Unidos da América (United States of America).
CapitalWashington.
Cidades principais: Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, São Francisco, Atlanta, Houston, Filadélfia, Miami, Washington, Detroit, Dallas, Saint Louis, Las Vegas, Phoenix, San Diego, Denver, Memphis e San Antonio.
IdiomaInglês (oficial). 
LocalizaçãoAmérica do Norte (Fronteiras com o Canadá, México e Oceanos Atlântico e Pacífico).

Divisão administrativa: 50 estados e o distrito de Colúmbia. 


Biomas do Brasil


terça-feira, 5 de novembro de 2013

IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ou IBGE é uma fundação pública da administração federal brasileira criada em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. O nome atual data de 1938. A sede do IBGE está localizada na cidade do Rio de Janeiro.
O IBGE tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

O que é geografia? / Geografia urbana (9ºano - 4º Bimestre)

O que é Geografia? Uma breve introdução à Geografia escolar
A Geografia é uma das ciências mais antigas utilizadas pelo ser humano, começou a ganhar corpo de Ciência como a conhecemos hoje em finais do séc. XVIII e início do séc. XIX. De lá para cá sofreu muitas transformações.
A Geografia acadêmica é muito complicada para que alunos do ensino fundamental (às vezes até do ensino médio) a compreenda em sua plenitude, então há o que alguns estudiosos chamam de Geografia escolar. Essa, apesar de não perder todo contato com a Geografia acadêmica, tem a preocupação maior de fazer o mundo compreensível aos alunos nas suas estruturas naturais, políticas, sociais, culturais e econômicas.

A Geografia
 A Geografia é uma ciência humana que estuda relações entre a natureza e o ser humano. Seu objeto de estudo é o espaço. E por intermédio do espaço a Geografia busca conhecer a natureza, as ações e os movimentos que a sociedade realiza envolvendo seus aspectos econômicos e sociais. O espaço, para a Geografia, é formado sobre um substrato natural, o qual é constantemente modificado e utilizado por nós.
Após a década de 1970, a Geografia se preocupou menos com a descrição e passou a ser mais interpretativa, ocupando-se em seus estudos com as escalas locais, regionais, nacionais e globais. Levando em consideração aspectos e fenômenos culturais, econômicos, sociais, naturais e subjetivos. Pode-se dizer que ela faz uma análise horizontal do espaço.
Para os parâmetros curriculares nacionais - PCNs Geografia Ensino Fundamental, 1998 - o objetivo da Geografia é: "...estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem. Na busca dessa abordagem relacional, trabalha com diferentes noções espaciais e temporais, bem como com os fenômenos sociais, culturais e naturais característicos de cada paisagem, para permitir a compreensão processual e dinâmica de sua constituição, para identificar e relacionar aquilo que na paisagem representa as heranças das sucessivas relações no tempo entre a sociedade e a natureza em sua interação."(p. 26)

Espaço Geográfico
O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade-espaço), tendo como finalidade a intencionalidade humana. Pode-se encontrar no espaço geográfico formas "naturais" (rios, planaltos, planícies e etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes...).
Em geral, o espaço geográfico é o espaço ocupado e organizado pelas sociedades humanas. Para seu entendimento é necessário o estudo de todo o processo histórico de sua formação.

Geografia urbana

A Geografia urbana é um ramo da Geografia que estuda as áreas urbanas e seus processos de produção do espaço urbano. Ou seja: enquanto fenômeno geográfico, a urbanização se apresenta como um conjunto de processos coordenados pela ação humana e cuja complexidade exige grande aprofundamento dos pesquisadores com vistas a compreender como a cidade se produz e reproduz, como compreende um todo ao mesmo tempo homogêneo e heterogêneo (os espaços urbanos são, de modo geral, facilmente reconhecíveis na paisagem, porém cada espaço urbano apresenta suas especificidades, particularidades e singularidades), como as pessoas se inserem e são inseridas neste espaço, acompanhando também os diferentes modos produtivos e as diferentes urbanizações que produzem e todas as diferenciações de apropriação do espaço urbano que ocorrem sob determinadas lógicas sócio espaciais, produzindo assim tecidos urbanos que se complexificam à medida que são aprofundadas as relações produtivas no espaço.

PERÚ e MÉXICO – A herança Pré-Colombiana (8º ano - 4º Bimestre)

A era Pré-Colombiana são subdivisões periódicas na história do Continente Americano, desde o período Paleolítico à colonização européia. Muitas civilizações se estabeleceram nesta região, construindo núcleos urbanos e rurais e algumas hierarquias muito complexas. Muitas dessas civilizações já tinham desaparecido antes da chegada dos europeus e durante a colonização documentos foram destruídos o que tem dificultado um estudo mais detalhado, em muitos casos só restaram fragmentos da história de alguns povos. Este termo é utilizado principalmente no estudo das grandes civilizações indígenas do Continente americano, como os Incas, os Maias e os Astecas. 

Os Incas viveram aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C. no Peru, Chile, Bolívia e Equador, mais especificamente na Cordilheira dos Andes. Os atuais povos indígenas do Peru são descendentes dos Incas. Esse povo tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua cultura e tradição, pelos objetos de ouro que confeccionavam, pela utilização de pedras em suas obras tais quais estradas nas montanhas, canais de irrigação, etc. Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam. A capital do Império Inca chamava-se Cuzco, e lá havia o maior templo de culto ao deus Sol, o principal deus da religião inca.

Os Maias foram provavelmente a mais antiga das civilizações pré-colombianas, porém perdeu em desenvolvimento se comparada aos Incas e aos Astecas. Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México). Organizaram-se em cidades-estado, as quais tomavam decisões políticas e religiosas. Como não eram um império unificado não constituíam força suficiente para evitar as invasões dos povos vizinhos. As cidades eram governadas por um estado teocrático, as guerras que aconteciam tinham o objetivo de capturar prisioneiros para serem sacrificados aos deuses. A Religião era Politeísta. Acreditavam em deuses ligados à natureza que regiam o destino dos homens. Por causa disso eram realizados sacrifícios de alimentos, animais e seres humanos aos deuses.

Os Astecas  foram os mais poderosos e desenvolvidos dos três principais povos da América pré-colombiana. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades. Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”. O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados. A partir da sua capital, controlavam todo o império. Foram guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida. Falavam, quase todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de pele escura. Lá era o coração político e espiritual do império.

Atividades

1-      Quais foram os principais povos pré-colombianos?
2-      Qual um dos fatores que tem dificultado o estudo mais detalhado desses povos?
3-      Onde e quando viveram os Incas?
4-      O que podemos dizer sobre a religião dos Incas?
5-      Qual era a capital do Império Inca?
6-      Em quais regiões da América viveram os Maias?
7-      Qual a desvantagem para os Maias de não terem um império unificado?
8-      O que podemos dizer sobre a religião dos Maias?
9-      Quem foi o mais poderoso e desenvolvido dos três principais povos da América pré-colombiana?
10-  Os Astecas eram um povo muito organizado. Copie uma passagem do texto que comprove essa afirmação.

Curiosidade - Aurora Boreal

A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. São luzes coloridas que aparecem no céu, à noite. Normalmente, tem-se a luz esverdeada. Estes fenômenos ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.

Quando o fenômeno acontece em regiões próximas ao polo norte, denomina-se aurora boreal; no polo sul, tem-se a aurora austral. O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho, deus grego do vento forte, Bóreas.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Curiosidade - Origem da palavra "mapa"

A palavra "mapa" surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa, significando "toalha de mesa". Os navegadores e os negociantes, ao discutirem sobre rotas, caminhos e localidades em locais públicos, rabiscavam diretamente nas toalhas (mappas), surgindo então o documento gráfico que era bastante útil a todos.


Atualmente, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define "mapa" como: uma representação gráfica, em geral uma superfície plana e em uma escala determinada, com representação de acidentes físicos e culturais da superfície da Terra, ou de um planeta ou satélite.

sábado, 2 de novembro de 2013

Regiões do Brasil (IBGE)

A divisão do territorio brasileiro foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que levou em consideração os seguintes aspectos: proximidade territorial e condições naturais. No quesito condições naturais, o que definiu essa divisão foi o clima, o relevo, a vegetação e a hidografia de cada região. Por conta disso, essas regiões também são conhecidas como “regiões naturais do Brasil”.


O Brasil, portanto, é dividido em cinco regiões e suas unidades federativas são agrupadas em:
  • Região Sul (3 estados)
  • Região Sudeste (4 estados)
  • Região Centro Oeste (3 estados + Distrito Federal)
  • Região Norte (7 estados)
  • Região Nordeste (9 estados)

Bem vindos !

Este blog surge como um espaço para que os alunos possam compartilhar suas experiências e descobertas das aulas de Geografia. Esta ferramenta possibilita que os alunos percebam que também é possível ir em busca do próprio conhecimento e aprender com os colegas por meio da colaboração.
Através de resumos dos conteúdos das aulas, imagens, mapas, sugestões de leitura, exercícios e comentários, este blog pretende ser uma ferramenta que venha a enriquecer as aulas de Geografia, complementando as atividades apresentadas pelo Currículo do Estado de São Paulo, onde após trabalhar o conteúdo em aula, os alunos podem complementar os seus conhecimentos.
Seja um Geo Aprendiz!
Prof. Eder